Como tratar cortes e feridas ligeiras
Acidentes acontecem a todos. Quer seja um corte com uma faca de cozinha ou um joelho arranhado por uma queda, feridas e arranhões devem ser tidos em conta e tratados rapidamente.
Quando alguém sofre um corte ou um arranhão onde há sangramento, siga estes passos:
- 1º - Pare a hemorragia aplicando pressão com uma compressa ou uma toalha limpa na ferida e, se possível ou necessário, eleve a zona acima do nível do coração para reduzir o fluxo sanguíneo;
- 2º - Garanta que as mãos estão limpas, e depois remova partículas e corpos estranhos da ferida, como terra, por exemplo. Desinfete a ferida ou corte com um desinfetante ou antissético. Bepanthene Plus Creme desinfeta efetivamente evitando o aparecimento de infeções;
- 3º - Cubra a área afetada com uma compressa.
Quando deve procurar ajuda por causa de uma ferida ou corte?
- Se não conseguir parar a hemorragia;
- Se a hemorragia for intensa;
- Se a pele em torno da ferida está dormente;
- Se a ferida for muito extensa ou houver muito tecido danificado.
Previna as infeções bacterianas das feridas
Mesmo quando tem todos os cuidados para prevenir uma infeção, há fatores que a podem causar que vão para além do seu controlo. Contudo, há alguns fatores que podem ser indicadores de risco de infeção, como por exemplo se a ferida tem uma terminação angular, ou se foi contaminada com terra ou outros fluidos corporais como pus.
Sinais de infeção incluem:
- Edema, vermelhidão, e dor que aumenta com o tempo;
- Pus a sair da ferida;
- Um odor desagradável a sair da ferida;
- Tonturas ou aumento do ritmo cardíaco;
- Febre ou uma sensação de mau estar geral.
Como é que a pele ferida se regenera?
Há vários passos no processo de regeneração e cicatrização da pele.
O primeiro passo é parar a hemorragia:
- Os vasos sanguíneos que levam à ferida contraem, reduzindo o fluxo sanguíneo (chamada vasoconstrição);
- As plaquetas agregam-se em torno da ferida, e juntamente com as proteínas coagulantes do sangue, ocorre a coagulação e é criado o coágulo (chamado coágulo de fibrina) que interrompe o sangramento e transforma-se em crosta.
Assim que a hemorragia para, os vasos sanguíneos contraídos dilatam de forma a que os glóbulos brancos, que combatem infeções, possam chegar à área afetada e ajudar a prevenir e a combater potenciais infeções.
O processo de regeneração inclui o processo de formação da cicatriz debaixo da crosta. Este processo é auxiliado pela produção de colagénio no local da ferida. O tecido cicatricial está concluído aproximadamente 3 semanas após a lesão.
A velocidade com que a sua ferida cicatriza pode ser alterada por fatores como a idade, alimentação e outras infeções ou doenças. Pode também ser afetado pelo nível de hidratação da sua pele - mal a ferida feche, é importante que a pele nova e a pele envolvente estejam hidratadas para reduzir a inflamação e a formação de um coloide (cicatrização anormal), e para ajudar a regenerar a barreira da pele.