Eczema em bebés e crianças
Quando os bebés e as crianças sofrem de eczema, não é apenas doloroso e angustiante para eles, mas é também difícil e frustrante para os pais. É tão difícil ver os mais pequenos a sofrer quando a comichão e o desconforto aparecem, influenciando a sua disposição e rotina de sono. Felizmente, existem algumas dicas que podemos seguir para aliviar o eczema na pele dos bebés e crianças.

Sintomas do eczema em bebés e crianças
O eczema aparece normalmente como uma irritação vermelha e desconfortável que pode levar a pele seca e descamativa. Na pele dos bebés, o eczema surge com lesões que começam frequentemente na testa, bochechas, queixo e coxas e manifestam-se geralmente nos primeiros meses de vida. Em crianças com mais de 2 anos, o eczema localiza-se principalmente nas dobras (braços, cotovelos e atrás dos joelhos), orelhas, pescoço, punhos, mãos e tornozelos.
Causas do eczema
O eczema é uma condição que muito comum que afeta a pele de bebés, crianças e adultos. Estima-se que entre 10% a 20% das crianças sejam afetadas por esta doença. Apesar das causas do eczema não serem totalmente conhecidas, existem vários fatores que parecem contribuir para o seu aparecimento.
A pele das crianças e, em especial a dos bebés, é mais sensível a influências ambientais do que a pele dos adultos.
Agentes irritantes como fibras sintéticas, lã, detergentes e perfumes podem também contribuir para o agravamento da situação.

Como tratar o eczema do seu filho?
Apesar das recomendações para o tratamento do eczema serem idênticas quer nos adultos, quer nas crianças e bebés, como a pele das crianças é particularmente delicada, aconselhamos que consulte um profissional de saúde. Este irá certamente esclarecer qual a melhor forma de ajudar a tratar o eczema do seu filho. Entretanto ficam aqui algumas sugestões e conselhos que podem ser úteis para si e para a sua família:
Banhos diários curtos e com água morna (nunca água muito quente) irão ajudar a pele do seu bebé e prevenir infeções. Imediatamente depois do banho, é muito importante hidratar bem a pele e mantê-la hidratada ao longo de todo o dia. Os produtos hidratantes/emolientes podem ajudar a diminuir sintomas como a comichão e pele seca.

DICA: Adicionar aveia ao banho do seu bebé pode ajudar a suavizar e hidratar a pele.
Prevenir "o coçar" é muito importante - o permanente coçar danifica a camada superficial da pele permitindo a entrada de agentes irritantes, o que agrava o eczema. Especialmente durante a noite, colocar luvas no seu bebé pode ajudá-lo a dormir melhor e evitar que se magoe.
DICA: No Verão, mantenha o creme hidratante do seu bebé no frio. O fresco pode ajudar a acalmar a pele do seu bebé quando aplicar o creme.
Se o Eczema do seu filho é grave, o seu médico pode recomendar diferentes emolientes, tratamento tópico com cortisona ou antibióticos para tratar a pele e evitar ou tratar infeções.
Por fim, identificar os fatores que desencadeiam o eczema pode ajudá-la a gerir melhor a sua pele e a pele do seu bebé. Por vezes pode ser difícil identificar o que favorece o seu aparecimento, mas é importante estar particularmente atenta a produtos irritantes, alergénios presentes no ambiente e também alergénios alimentares. Apesar das alergias alimentares poderem contribuir para o aparecimento do eczema, consulte sempre um médico antes de retirar qualquer alimento da alimentação deles.
E sobre si?
Quando o seu filho sofre de eczema, não é apenas doloroso e angustiante para ele, mas também difícil e frustrante para si. Todos os pais sabem que assistir ao sofrimento do seu filho é terrível, especialmente quando se trata de eczema e não se consegue ter controlo sobre a situação.
Contudo, é muito importante relembrar que a culpa não é sua e que muitos outros pais estão a passar pelo mesmo. Pode ser útil encontrar um grupo que fale sobre peles atópicas e eczema para que possa falar com outros pais sobre experiências semelhantes e partilhar conselhos.
