queimaduras ligeiras

Queimaduras ligeiras

Queimaduras ligeiras, geralmente designadas como queimaduras de primeiro grau, podem ocorrer em casa. Desde acidentes na cozinha, passando por água a escaldar no banho, podem ser várias as causas. Queimaduras de primeiro grau podem ser tratadas em casa, com cuidados simples, mas queimaduras mais graves devem ser vistas por um profissional.

Como saber se uma queimadura pode ser tratada em casa ou se é algo mais sério

A maioria das queimaduras solares podem ser tratadas como queimaduras ligeiras.

Uma queimadura de primeiro grau, ainda que dolorosa, pode ser tratada como queimadura ligeira. Queimaduras de primeiro grau danificam diretamente a epiderme, a camada mais externa da pele, e apesar de haver rubor, dor e edema, não é muito grave, podendo ser tratada em casa. Geralmente têm baixo risco de infeção ou formação de cicatriz. A maioria das queimaduras solares são também queimaduras de primeiro grau, e podem ser tratadas como queimaduras ligeiras. Estas lesões podem ser tratadas com Bepanthene® Creme.

Queimaduras de segundo grau podem incluir os sintomas acima descritos, bem como bolhas rosadas ou esbranquiçadas com líquido. Se a queimadura tiver menos que 7 cm, pode tratar-se como uma queimadura ligeira.

Estes são os sintomas que o devem remeter para ajuda médica:

    • Qualquer queimadura química ou elétrica;
    • Se a pele queimada ou em torno da lesão estiver branca ou carbonizada;
    • Bolhas nas mãos, braços, pés, pernas, rosto e genitais;
    • Se alguém tiver inalado muito fumo e apresentar sintomas como queimaduras no rosto, pelos nasais queimados, tosse ou dificuldade em respirar;
    • Queimaduras em crianças pequenas e mulheres grávidas;
    • Qualquer queimadura maior que o tamanho da sua mão.


Sabia que a forma mais eficaz de arrefecer uma queimadura é com água fria e não gelo?

Como tratar uma queimadura ligeira?

  1. Arrefecimento: primeiro, remova qualquer peça de roupa ou acessórios da área queimada, e coloque-a debaixo de água entre 5 e 25ºC durante 10 a 20 minutos. Não quebre nenhuma bolha que se possa formar. Para queimaduras solares pode saltar este passo.
  2. Tratamento: aplique um creme que arrefeça e hidrate, tal como Bepanthene® Creme. Quando a pele se queima, perde a capacidade de manter a hidratação, dificultando o processo de regeneração, pelo que é importante manter a pele hidratada. Cubra a área afetada com uma gaze ou plástico para proteger a pele sensível.
  3. Manutenção: mantenha a área limpa e hidratada enquanto esta se regenera. A dor pode ser tratada com analgésicos à venda na sua farmácia. A dor deve começar a diminuir ao fim de 2 a 3 dias.