Comichão no rosto e irritações da pele

Porque é que tenho comichão no rosto?

Reações faciais, manchas vermelhas, prurido ou erupções cutâneas podem ser causadas por vários fatores. Eczema, acne, rosácea, uma reação alérgica a algo que ingeriu ou tocou, ou mesmo sensibilidade a alguma substância em particular, como detergente em pó ou um tecido sintético, são exemplos de situações que podem levar às reações descritas. Pode haver também uma causa ambiental como exposição solar excessiva, alterações na temperatura ou humidade do ar, ou ainda o ar condicionado. Até o stress pode ter um efeito na sua pele. Clique aqui para saber mais sobre o stress e o eczema.

Pessoa com pele sensível na testa

A pele sensível está a tornar-se um problema cada vez mais comum e mais verificado nos adultos, havendo mesmo vários estudos ao longo da última década para definir o que isto implica. Felizmente, foram lançados muitos produtos que são especialmente formulados para pele sensível.

Talvez queira procurar ajuda junto de um profissional de saúde para determinar porque é que sente comichão no rosto e como pode tratar esse sintoma. Abaixo vai encontrar uma lista de fatores que podem contribuir para a pele irritada ou com comichão, para além de algumas medidas que pode tomar para obter algum alívio.

Alergias

Muitas das substâncias que ingere podem causar reações alérgicas, sendo as alergias mais comuns induzidas por alimentos como o leite, o ovo, os amendoins, os frutos secos, o peixe e o marisco. Outras alergias incluem reações ao pólen e ao pó, geralmente designadas por rinite alérgica ou febre dos fenos. Se acha que sofre de alguma reação alérgica, deverá recorrer ao seu profissional de saúde. Todavia, tratamentos à base de anti-histamínicos, disponíveis nas farmácias e parafarmácias, podem ajudar a reduzir a comichão. Fale com o seu profissional de saúde para mais informações.

Outros fatores ambientais

a exposição prolongada ao so pode desencadear reações na sua pele.

Como o rosto está constantemente exposto, é natural que seja uma zona particularmente afetada pela irritação e comichão. Alguns dos fatores ambientais que podem desencadear uma reação incluem temperaturas elevadas e exposição prolongada ao sol, com queimaduras solares. Use sempre protetor solar com FPS30 ou superior e evite a exposição solar durante os períodos mais quentes do dia.

Reação a cosméticos

As reações a produtos de cosmética têm vindo a aumentar, sobretudo em produtos para aplicação na pele, cabelo, unhas e zona dos olhos. Estas reações podem variar desde uma irritação até uma reação alérgica, sendo o rosto a zona geralmente mais afetada. Se tem pele sensível, teste sempre os produtos novos antes de os utilizar pela primeira vez, e se suspeitar que está a fazer reação a algum produto que já usa, deve interromper a sua utilização.

Como aliviar a irritação e a comichão?

Tal como no tratamento do eczema ou de outras alterações da pele acompanhadas de irritação ou comichão, para além das recomendações anteriormente feitas, há algumas medidas que pode tomar para ajudar a encontrar o alívio que procura:

  • Evite coçar a área, se possível, já que isso pode agravar a situação e levar a uma inflamação ou mesmo infeção;
  • Aplique compressas húmidas e refrigeradas, e se a pele estiver seca, aplique um creme hidratante com a pele ainda húmida;
  • Use detergentes suaves, evitando produtos muito aromáticos. Isto é aplicável a detergentes em pó;
  • Usar pepino no rosto pode ajudar a hidratar a sua pele ao mesmo tempo que a refresca;
  • Na sua higiene, use água morna e nunca água quente.