Eritema da fralda

Eritema da fralda

Na Bayer, sabemos que nada é mais importante que os vossos filhos e é por isso que há mais de 70 anos nos dedicamos a cuidar da sua pele delicada.

A pele de bebé é mais fina e mais suave que a nossa, e muito mais sensível. O seu pH é mais elevado, o que a torna mais sensível a agentes irritantes. Apesar de ser desagradável para si e para o seu bebé, o eritema da fralda é muito comum e de fácil tratamento, desde que utilize o cuidado adequado. Se o seu bebé tem eritema da fralda, não se sinta como se tivesse feito algo errado - acontece a todos.

Com a combinação entre inovação científica e a paixão pela saúde familiar, Bepanthene® tem uma gama de produtos sem conservantes, sem perfumes e sem corantes que protege a pele preciosa do seu bebé.

O que é o eritema da fralda?

O eritema da fralda pode ocorrer em qualquer altura durante o período de uso de fralda. A maioria das crianças irá passar por isso, com sintomas como vermelhidão, inchaço ou borbulhas no rabinho, coxas e zona genital. A zona da pele afetada também pode estar quente ao toque.

Vista lateral da muda de fralda de um bebé

O risco de eritema da fralda muda à medida que o bebé vai crescendo. Durante os primeiros 12 meses, o eritema da fralda é muito comum, já que as fezes são mais frequentes e a pele do bebé é mais fina, permeável e com um pH mais elevado. Bepanthene® Pomada foi desenvolvido cientificamente para garantir o tratamento do eritema da fralda em bebés, desde o nascimento. Com provitamina B5, ajuda a pele a regenerar-se naturalmente, mantendo-a suave e hidratada.

Como é que o eritema da fralda afeta o seu bebé?

O comportamento do seu bebé pode parecer alterado - pode chorar mal lhe toque ou enquanto lhe dá banho, ou ainda acordar frequentemente durante a noite por causa do desconforto.

O que é que causa o eritema da fralda?

A causa mais frequente de eritema da fralda é a combinação da fralda suja com a fricção.

A causa mais frequente de eritema da fralda é a combinação da fralda suja com a fricção. A pele delicada do bebé torna-se fragilizada e dorida quando em contacto com os químicos que existem naturalmente na urina e com as enzimas que existem nas fezes.

Isto é agravado por uma fralda justa, que simultaneamente fricciona, removendo a camada lipídica protetora da pele, e que impede a circulação do ar. Se não for tratado, podem desenvolver-se infeções fúngicas por agentes como a Candida albicans. Algumas fraldas de bebés e produtos de limpeza também podem causar irritação.

O eritema da fralda é mais provável se o seu bebé:

  • é prematuro;
  • está adoentado;
  • está a recuperar da vacinação;
  • está a tomar antibióticos;
  • está com diarreia;
  • está em fase de desmame;
  • é suscetível a eczema hereditário.

Quando é que devo procurar ajuda médica?

O eritema da fralda irá passar rapidamente com o tratamento adequado

Lembre-se que o eritema da fralda é muito comum e, na maioria dos casos, irá passar rapidamente com os cuidados adequados e com a ajuda de Bepanthene® Pomada.Se já tiverem passado alguns dias e o eritema se espalhar para além da área da fralda, se a pele estiver gretada e transpirada ou se o bebé estiver febril, pode haver uma infeção. Estes sintomas são comuns e não são necessariamente motivo para alarme, mas deve consultar um médico.