Cortes e feridas ligeiras

Alguns tipos de feridas

A sua pele é incrível e normalmente forma uma barreira eficaz contra bactérias. Mas se a sua pele estiver danificada pode tornar-se mais vulnerável a infecções. Isto pode ser o resultado de um corte, uma escoriação, uma bolha, uma queimadura ou pode ser o resultado de pele gretada devido a secura. Se possível, deve sempre desinfectar qualquer ferida, mesmo que seja pequena.

Diferentes tipos de feridas requerem diferentes tipos de tratamento, por isso, quer esteja a tratar de si ou de uma criança, é bom saber os diferentes tipos de tratamento existentes. Como todas as feridas, quanto mais rápido as tratar, menor é o risco de infecção.
Os tipos mais comuns de feridas:

Escoriações/arranhões - feridas comuns nas crianças, que podem doer mas normalmente não deixam cicatrizes.

Cortes – os cortes sangram mais que as escoriações porque os vasos sanguíneos são danificados e podem ser de profundidade variável. O perigo deste tipo de feridas é a penetração de micróbios, susceptíveis de provocar infecções.

Actuar com rapidez

Uma ferida é mais susceptível a infecções na primeira fase de cicatrização, por isso deve tentar minimizar o risco de entrada de bactérias o mais rápido possível. Para evitar uma infecção, utilize um spray anti-séptico logo após o ferimento acontecer. Enquanto a ferida sara, continue a usar um creme desinfectante e cicatrizante (como Bepanthene® Plus Creme) como uma ajuda suplementar no processo de cicatrização.

Não importa que a ferida seja pequena, deve saber como identificar os sintomas de uma infecção. Os sintomas de infecção podem incluir dor intensa à volta da ferida, inchaço, vermelhidão ou pus na zona ferida. Em alguns casos pode até levar a febre e gânglios inchados. Se sentir qualquer um destes sinais, deve usar imediatamente um produto anti-séptico e consultar um médico.

Primeiros socorros para feridas

A melhor forma de evitar uma infecção e acelerar o processo de cicatrização de uma ferida é prevenir imediatamente a entrada de bactérias. A cicatrização é mais difícil se a ferida ficar infectada, por isso trate a escoriação ou o corte o mais cedo possível para evitar qualquer infecção.

Indicações úteis para tratar pequenos cortes e esfoladelas:

Saiba mais

  1. Pressione a ferida com uma compressa esterilizada, até parar de sangrar.
  2. Limpe bem e higienize a ferida. Aplique o creme desinfectante e cicatrizante Bepanthene® Plus Creme, que ajuda a evitar infecções.
  3. Deixe a ferida destapada até que o creme seja totalmente absorvido.
  4. Verifique se o tamanho e profundidade da ferida justificam que seja feito um penso. Se for necessário faça-o com gaze e adesivos próprios.
  5. Se se tratar de uma ferida profunda ou muito suja, dirija-se a um Profissional de Saúde.

Cuidar das feridas com Bepanthene®

Usar um spray anti-séptico é ideal para primeiros socorros uma vez que higieniza a ferida sem ter que tocar nela. Não magoa e regenera a pele.

Bepanthene® Plus Creme é indicado para o tratamento de feridas ligeiras, cortes e arranhões. Deve ser utilizado durante as várias fases de cicatrização, uma vez que ajuda a evitar o aparecimento de infecções. Bepanthene® Plus Creme é aplicado directamente na área afectada, para desinfectar e cicatrizar sem arder. Contém Provitamina B5 que ajuda a pele a regenerar-se.

Bepanthene Bepanthene<sup>®</sup> Plus Creme

Bepanthene® Plus Creme

Desinfecta e Cicatriza feridas.