A pele do bebé

Compreender a pele do seu bebé

Uma das coisas mais queridas num recém-nascido é a suavidade da sua pele. O problema é que a pele de um bebé tem tanto de suave como de delicada, frágil e permeável, o que faz com que seja mais vulnerável a assaduras e irritações.
A pele de um bebé é sensível, muito sensível. É, de facto, cerca de 20 a 30% mais fina que a de um adulto, o que significa que precisa de ser tratada com extremo cuidado. A pele de um bebé pode ficar irritada só pelo uso de uma toalha mais áspera.

Cuidados com a pele do seu bebé

A pele do bebé apresenta um pH ligeiramente superior à do adulto e é extremamente delicada - o que a torna muito sensível a compostos químicos.
Proteja a pele do seu bebé, mantendo-a hidratada. Quando está a escolher um produto para o seu bebé, evite produtos que contenham substâncias fortes ou compostos químicos agressivos que possam causar irritação da pele.
Deve procurar marcas de confiança e produtos testados clínica e dermatologicamente, que sejam suaves e que não contenham perfume, corantes nem conservantes (ou parabenos).
Se estiver preocupada/o com irritações, assaduras e possíveis sintomas de eczema, aconselhe-se com o seu pediatra ou farmacêutico.

Momento do banho

O banho é um momento muito agradável, é fundamental para a saúde do seu bebé e proporciona um enorme prazer entre ambos. Deve ser dado antes de amamentar e, de preferência, ao fim da tarde uma vez que é relaxante e favorece o sono.
Use apenas produtos suaves, sem perfume e desenvolvidos especialmente para peles delicadas. Evite usar produtos de higiene que formem bolhas, especialmente sabão, banhos de espuma ou gel de banho que não sejam concebidos para bebés. Pergunte ao seu farmacêutico ou verifique a composição de cada produto antes de o comprar.

Saiba mais

  • Prepare o banho do bebé antecipadamente, colocando junto de si a toalha, esponja, sabonete e champô do bebé, fraldas e roupa limpa.
    Se o cordão umbilical já tiver caído, dê um banho de bacia ao seu bebé e, a partir dos 6 meses pode passar para a banheira (se ainda tiver cordão umbilical, recomendamos que lhe dê banho de esponja).
  • Retire todas as jóias e lave bem as mãos.
  • Comece por encher a banheira do bebé com água fria e depois adicione a quente (a temperatura da água deve estar entre os 36ºC e os 37ºC.)
  • Verifique a temperatura com um termómetro próprio ou utilize o cotovelo para confirmar que a água não está muito quente.
  • Nunca acrescente água quando o bebé já estiver na banheira.
  • Não abuse no tempo do banho.

Proteger e tratar assaduras da fralda com Bepanthene® Pomada

Lave a zona da fralda com água morna. Deverá utilizar apenas água, uma vez que os produtos de higiene interferem com o processo de cicatrização. Caso opte por utilizar algum produto de higiene, escolha produtos suaves.

Proteja o rabinho do seu bebé com Bepanthene® Pomada a cada muda de fralda. Bepanthene® Pomada é fácil de aplicar e de remover. Cria uma película transparente que impede o contacto da pele com os agentes irritantes, mas que a deixa respirar, o que facilita a sua regeneração e cicatrização. Mantém a pele do seu bebé saudável.
Contém Dexpantenol que penetra profundamente na pele e estimula e acelera o processo natural de regeneração da pele, criando uma barreira protectora transparente.
Dermatologicamente testado em bebés, não contém corantes, perfume nem conservantes (ou parabenos).
Escolha as fraldas adequadas para o seu bebé. Evite toalhetes que contenham álcool ou perfume. Se vir que um toalhete está a irritar a pele do seu bebé, opte por utilizar apenas água, que pode aplicar com algodão ou com um tecido suave até a assadura cicatrizar. Exponha a pele do seu bebé ao ar. Deixe o seu bebé usar uma fralda solta para que o ar possa circular. Durante as sestas, retire a fralda e deite o bebé numa toalha suave. Manter seca a zona irritada reduz o risco de infecção.

Bepanthene® Pomada protege e trata as assaduras da fralda, previne a rágada e inflamação do mamilo e hidrata as peles muito secas e gretadas.
Use Bepanthene® Pomada para que o rabinho do seu bebé fique protegido contra o eritema da fralda.

Bepanthene Bepanthene<sup>®</sup> Pomada

Bepanthene® Pomada

Protege e trata as assaduras da fralda e gretas do mamilo.